Rádio Educativa 87,9 FM

Notícias/Paranatinga

74 produtores de Paranatinga ainda não comunicaram estoque de rebanho ao INDEA

O produtor rural que não realizar o informe ao Indea fica sujeito a penalidades

74 produtores de Paranatinga ainda não comunicaram estoque de rebanho ao INDEA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), 74 produtores rurais do município de Paranatinga ainda não realizaram a comunicação do estoque de rebanho até o último dia do prazo, que é 15 de junho. A campanha de atualização do estoque teve início em 1º de maio e estava prevista para encerrar em 31 de maio, mas foi prorrogada até o final da primeira quinzena de junho.

Até o momento, mais de 117 mil produtores rurais em todo o estado já cumpriram a obrigação de comunicar o número de animais presentes em suas propriedades. Na parte bovina, a campanha substitui a vacinação contra a febre aftosa. A comunicação do estoque de rebanhos é obrigatória para os produtores rurais que criam bois, aves e suínos com finalidade comercial.

Além disso, os produtores rurais de outras oito espécies, incluindo búfalos, cabras, ovelhas, cavalos, jumentos, mulas, abelhas e peixes, também têm a opção de atualizar o quantitativo junto ao Indea, mas essa etapa não é obrigatória.

Desde 8 de maio, os produtores rurais que não fizeram a comunicação do estoque não conseguem emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), o que os impede de realizar a comercialização dos animais, exceto para abate. 

Após o fim da campanha, o produtor rural que não realizar o informe ao Indea fica sujeito a penalidades, como aplicação de multas, que podem chegar à soma de R$ 6 mil.

FONTE/CRÉDITOS: Daniel Renostro com informações do Indea - Paranatinga
Comentários:

Veja também