Rádio Educativa 87,9 FM

Notícias/Paranatinga

Agricultura Familiar: Pequenos Negócios, Grandes Transformações

O Impacto da Agricultura familiar no Desenvolvimento Econômico e Social de Paranatinga

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta última quarta-feira, dia 29 de maio de 2024, visitamos a Chácara Boa Esperança para conhecer o trabalho de Rosângela Aparecida dos Santos e sua família. Rosângela possui uma horta que gera empregos, renda e produtos da agricultura familiar em Paranatinga. 

Rosângela chegou em Paranatinga há aproximadamente 10 anos e começou a plantar tomate para a subsistência da família. Percebendo que a produção de tomate não seria suficiente e que a demanda do comércio era grande, ela decidiu ampliar sua produção. Hoje, a horta cultiva uma grande variedade de hortaliças que são entregues na feira municipal, escolas, supermercados e órgãos públicos. A produção já é capaz de sustentar duas famílias.

Imagem

O sucesso da horta familiar não seria possível sem o apoio da Sala do Empreendedor de Paranatinga e os incentivos do programa Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae. Esses programas ajudaram a família de Rosângela a vender mais, especialmente com a disponibilidade do poder público para comprar de pequenos negócios.

Claudeir Novais, da Sala do Empreendedor, explicou: "A Sala do Empreendedor de Paranatinga, através do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae, se destacou e ganhou o selo ouro de referência em atendimento em 2023. Em relação à agricultura familiar, o município de Paranatinga comprou de produtores locais, em 2023, mais de R$ 150 mil reais para escolas e órgãos públicos. O pequeno produtor ou pequeno empresário tem atendimentos gratuitos de assessoria, capacitação, emissão de notas fiscais e boletos, e muito mais."

O trabalho da Sala do Empreendedor e do Sebrae tem estimulado o consumo da população e do poder público nos pequenos negócios. Isso gera mais fontes de renda, mais trabalho, mais dinheiro no comércio e mais dignidade para aqueles que querem desenvolver e prosperar.

Imagem
FONTE/CRÉDITOS: Daniel Renostro
Comentários:

Veja também