Por volta das 17:20 horas da tarde de quinta-feira dia 01, uma Guarnição da Polícia Militar em rondas Ostensivas, recebeu um chamado via Copom, onde foi relatado que uma criança estaria engasgada.
De imediato a Guarnição do 2º Sargento Carlos Santos e o Soldado Wesley se deslocaram até o local onde se encontrava a vítima em um estabelecimento, que estava no colo de seu pai tentando de todas maneiras ajudar a criança.
De imediato foi solicitado que o pai passasse a criança aos Policiais que se dirigiram sentido ao Hospital Municipal, durante o trajeto foi utilizado pelos Policiais a manobra de HEIMLICH.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Ao chegar ao Pronto Atendimento, foi notado que a criança já estava respirando normalmente devido a ação dos Policiais com a manobra de Heimlich, e de imediato foi passado a criança para os profissionais da Saúde que deram continuidade no atendimento.
Em forma de agradecimento o pai da criança se fez presente na 2ª CIA da PM de Paranatinga agradecer pessoalmente aos Policiais que fizeram o socorro da criança o 2º Sargento Carlos Santos e ao Soldado Wesley, que chegaram na hora certa conseguindo salvar a criança, que já está bem e ativa novamente.
Comentários: