No final da tarde desta segunda-feira (12) Pais, alunos e profissionais da escola Estadual Osvaldo Cândido Pereira realizaram uma manifestação em frente ao colégio. Cartazes com dizeres como "Não ao redimensionamento" foram levantados para evidenciar que toda a comunidade é contra o fechamento de turmas do 1º ao 5º ano e o objetivo principal é a abertura de vagas para as turmas do 1º e 2º ano do Ensino fundamental. O governo do estado não abriu vagas para rematrícula dos alunos para o próximo ano letivo.
Todos os anos, no período de matrícula dos alunos dessa faixa etária, a Seduc pressiona a rede municipal para absorver os alunos em suas escolas, assim como pressiona a própria escola a não abrir vagas para essas turmas.
A comunidade escolar discorda dessa decisão, pois entende que a Seduc age de forma arbitrária, ignorando o direito dos alunos e a vontade dos pais que sempre fazem fila, pois a unidade escolar tem mostrado resultados positivos nas avaliações externas como o Ideb e justamente nesse ano a turma do segundo ano ficou entre as dez melhores do estado, colocando Paranatinga no ranking das melhores escolas em alfabetização do estado.
A Secretária municipal de Educação, professora Rosângela Alves dos Santos, já assinou um documento esclarecendo que a rede municipal não tem vagas suficientes para absorver essa demanda. E ainda assim a Secretaria de Estado insiste no redimensionamento, sem se preocupar com a vida escolar das crianças.
A mobilização evidencia um ato de resistência a decisão antidemocrática da Seduc. Os vereadores Fernandinho e Labiga também estiveram presentes manifestando apoio a comunidade.
Comentários: