Os motoristas de Mato Grosso devem ficar atentos aos prazos de pagamento de licenciamento 2025. Os veículos com placas final 1, 2 e 3 têm até o dia 31 de março para efetuar o pagamento da taxa obrigatória.
O Documento de Arrecadação (DAR) pode ser emitido pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) ou pelo aplicativo MT Cidadão.
Segundo o Detran, após a quitação da taxa, os motoristas precisam gerar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e), que pode ser acessado digitalmente ou impresso em papel comum.
O documento tem validade jurídica garantida pelo QR Code vinculado à base nacional da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), substituindo o antigo modelo físico conhecido como "verdinho".
O Detran alertou que, para regularizar o veículo, é necessário quitar não apenas o licenciamento, mas também possíveis débitos de IPVA, multas de trânsito e pendências administrativas ou judiciais.
Calendário de vencimentos
Confira as datas de vencimento do licenciamento de acordo com o final da placa:
FINAL DE PLACA | DATA DE VENCIMENTO |
1,2 e 3 | Até 31 de março |
4 | Até 30 de abril |
5 | Até 31 de maio |
6 | Até 30 de junho |
7 | Até 31 de julho |
8 | Até 31 de agosto |
9 | Até 30 de setembro |
0 | Até 31 de outubro |
Comentários: