Nesta quarta-feira (06.03) um homem de 85 anos identificado como Arquilino Francisco Lopes, morador de Paranatinga, foi encaminhado para UTI em estado grave após ser diagnosticado com dengue hemorrágica. Seu Arquilino procurou o Hospital Municipal após apresentar febre.
O paciente foi prontamente internado por ter idade avançada e possuir comomorbidades como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
Após seis dias, sua condição piorou, as plaquetas de seu Arquilino atingiram níveis alarmantes, com acúmulo de líquido nos pulmões e no abdômen, por isso foi necessário o uso de oxigênio para manter níveis adequados de saturação.
Nesta quarta-feira ele foi transferido com urgência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Primavera do Leste, devido à dengue grave/hemorrágica.
ALERTA
O caso chama atenção e ressalta o alerta da doença à toda comunidade paranatinguense.
Algumas medidas foram adotadas pelo poder público como a aplicação de fumacê em alguns bairros, porém, a falta de fiscalização para limpeza de locais sujos, com lixo e mato alto, ocasiona a reprodução do mosquito transmissor.
A população também precisa fazer a sua parte adotando medidas preventivas, como eliminar recipientes que possam acumular água parada e manter terrenos limpos. A conscientização e ação coletiva são essenciais para conter a propagação da Dengue.
Comentários: