O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária divulgou hoje (17) o Top 10 dos municípios líderes na produção de soja no estado. O município de Paranatinga está na 8ª colocação entre os que mais produzem ficando à frente inclusive de Primavera do Leste e Canarana.
Sorriso, Diamantino, Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sapezal são os 5 primeiros respectivamente, na sequência vem Campo novo do Parecis, Paranatinga, Primavera do Leste e Canarana. Juntos esses municípios somaram 33,45% do volume produzido na safra 21/22 pelo estado, somando 13,68 milhões de toneladas.
Os dez municípios que mais produzem a leguminosa estão localizados em uma extensa faixa central do território estadual, como dá pra ver no mapa. A área plantada dos municípios Top 10 da soja em MT supera 3,8 milhões de hectares.
Paranatinga está em franco desenvolvimento tanto em expansão agrícola como urbana. Estimativas apontam que o município pode chegar à 800 mil hectares destinados para o plantio de grãos sem agredir o meio ambiente.
Nos últimos 5 anos o município se desenvolveu de forma surpreendente, a iniciativa privada investe e aposta em Paranatinga visando um futuro próspero. O desenvolvimento é perceptível também no déficit de moradia, trabalhadores de diversas regiões do país chegam para trabalhar e encontram dificuldade para se estabelecer.
Comentários: