Nesta quarta-feira (01) uma Van escolar que transportava alunos tombou em Santiago do Norte, distrito de Paranatinga. As crianças tiveram apenas escoriações leves.
Informações iniciais apontam que durante o trajeto para casa a barra de direção do veículo quebrou, assim o motorista teria perdido o controle do veículo e tombado na beira da estrada.
Os pais dos alunos relataram que não é a primeira vez que problemas mecânicos trás transtornos para os estudantes do distrito.
Em checagem ao sistema do Detran foi observado que o veículo modelo IMP/MBENZ 310D SPRINTERM é do ano de 1997, ou seja, tem mais de 25 anos de uso, além disso, está com licenciamento atrasado desde 2018.
O Ministério da Educação tem uma guia de transporte escolar disponibilizada na internet que diz que o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso, tenham cintos de segurança em boas condições para todos os passageiros, dentre outras normativas.
O QUE DIZ A NORMATIVA SOBRE OS VEÌCULOS DE TRANSPORTE ESCOLAR:
“ÔNIBUS, MICRO-ÔNIBUS, VANS E VW KOMBI
O veículo deve possuir:
- Para que o transporte de alunos seja mais seguro, o ideal é que os veículos da frota tenham no máximo sete anos de uso.
- Cintos de segurança em boas condições e para todos os passageiros.
- Uma grade separando os alunos da parte onde fica o motor.
- Seguro contra acidentes.
- Registrador de velocidade (tacógrafo), que é um aparelho instalado no painel do veículo que vai registrando a velocidade e as paradas do veículo em um disco de papel. Os discos devem ser trocados todos os dias e guardados pelo período de seis meses, porque serão exibidos ao Detran por ocasião da vistoria especial.
- Apresentação diferenciada, com pintura de faixa horizontal na cor amarela nas laterais e traseira, contendo a palavra Escolar na cor preta.”
Comentários: