Rádio Educativa 87,9 FM

Notícias/Paranatinga

Vigilância Sanitária de Paranatinga descarta carne apreendida em ação determinada pelo Ministério Público

A Ação gerou revolta na comunidade de Santiago do Norte por conta da carne que foi descartada

Vigilância Sanitária de Paranatinga descarta carne apreendida em ação determinada pelo Ministério Público
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No último final de semana, a Vigilância Sanitária do município de Paranatinga realizou uma operação de fiscalização na comunidade de Santiago do Norte, resultando no descarte de diversos quilos de carne apreendida em açougues e marmitarias locais. A ação foi realizada após uma denúncia e a pedido do Ministério Público, através da Promotora de Justiça em Substituição Legal, Fernanda Luiza Mendonça Siscar. (confira o documento completo do Ministério Público ao final da matéria)

Um vídeo divulgado por populares nas redes sociais mostra os servidores da Vigilância Sanitária executando a fiscalização e o descarte dos produtos em uma vala na comunidade, a ação gerou revolta na comunidade e comerciantes locais como mostra o vídeo a baixo. Devido a sua localização e dificuldade logística a comunidade de santiago do norte sempre recebeu carne de sítios e fazendas da região.  

A Secretaria de Saúde de Paranatinga informou à redação da Rádio Educativa que a ação foi motivada por uma denúncia recebida pelo Ministério Público sobre a comercialização de produtos de origem animal sem a devida certificação.

O Ministério Público, então, notificou diretamente a Vigilância Sanitária para que realizasse uma operação de fiscalização. Durante a inspeção no local, a equipe identificou a procedência da denúncia e apreendeu alguns produtos, posteriormente descartados conforme determinação. Espera-se que a equipe da Vigilância Sanitária apresente um relatório em resposta a essa determinação.

Vale ressaltar que, nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde está presente nas regiões de Santiago e Salto da Alegria, juntamente com o prefeito e vereadores, buscando uma solução para a comunidade e até mesmo considerando a aquisição ou construção de um Matadouro Municipal. Estão sendo realizadas discussões com a comunidade para avaliar qual é a melhor alternativa para resolver esse problema.

Documento do Ministério Público: 

 

Imagem
FONTE/CRÉDITOS: Daniel Renostro
Comentários:

Veja também